Governo de olho no ‘ChatGPT’? Senado decide fiscalizar IA enquanto tecnologia ‘da mesma família’ pode gerar pagamentos de até R$ 5 mil

Raquel Fanci Por Raquel Fanci

alvez você nem tenha ficado sabendo, mas o Senado acabou de aprovar uma decisão que tem tudo a ver com o seu bolso.

Estou falando da criação de uma comissão especial, dedicada a analisar projetos de lei relacionados a uma tecnologia disruptiva, que está em alta há algum tempo mas ainda é pouco fiscalizada: a Inteligência Artificial.

Enquanto isso, uma ferramenta “prima” desta tecnologia fiscalizada pelo Senado está prestes a tornar-se conhecida por ser capaz de colocar dinheiro no bolso de brasileiros comuns com pouco esforço.

Essa tecnologia tem algumas semelhanças com a Inteligência Artificial, mas, ao contrário dela, não está “na mira” do Senado.

Isso porque estamos falando de uma tecnologia um pouco mais antiga e menos conhecida que os chatbots que ganharam as manchetes nos últimos meses, como o ChatGPT.

Isso significa que essa ferramenta já é utilizada para buscar ganhos há algum tempo, mas mesmo assim muitas pessoas ainda não a conhecem.

Por outro lado, aqueles que estão cientes do potencial desse tipo de tecnologia podem receber “depósitos” de, em média, R$ 5 mil por mês, com pouco esforço. Na verdade, bastam poucos cliques para ter a chance de lucrar, direto do seu computador ou celular.

A seguir, vou falar mais sobre como esse tipo de tecnologia pode impactar o seu bolso daqui para frente.

VEJA COMO É POSSÍVEL LUCRAR COM AJUDA DE TECNOLOGIA ‘PRIMA’ DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Inteligência artificial deve ser tratada com ‘importância e seriedade’, segundo porta-voz do Senado
Quando falamos de novas tecnologias, muita gente fica receosa num primeiro momento. É normal que a novidade assuste, e que você ache difícil acreditar que uma simples ferramenta online seja capaz de ajudar pessoas comuns a ganharem milhares de reais por mês.

Mas, com o tempo, as novidades vão sendo adotadas em larga escala, conforme vai ficando claro que a tecnologia serve para tornar nossas vidas mais simples…

Os exemplos disso são muitos. Pense em como aviões tornaram possível fazer, em poucas horas, trajetos que levariam meses.

Ou um exemplo ainda mais próximo: como eletrodomésticos “básicos”, como máquinas de lavar e aspiradores de pó minimizam o tempo gasto fazendo as tarefas domésticas.

A própria invenção dos smartphones, que hoje são tão presentes na nossa vida, significou uma tremenda “virada de chave” – quem, hoje em dia, ainda olha um mapa sabendo que pode sair guiado por aplicativos que calculam sua rota em tempo real?

Aposto que você conhece alguém que alguns anos atrás, se orgulhava em falar que não precisava de um celular “moderno”… até “pagar a língua” e perceber as vantagens desse tipo de tecnologia.

Isso vem acontecendo com a Inteligência artificial. Se, há algum tempo, esse tipo de coisa era tratada como excentricidade, direto de filmes de ficção científica, hoje cada vez mais pessoas aceitam que plataformas como o ChatGPT, do OpenAI, e o Bard, lançado pelo Google são muito úteis.

Essa tecnologia até entrou no radar do Senado, mostrando que é “coisa séria”.

O Senado aprovou no dia 15 de agosto a criação de uma comissão temporária, formada por 13 membros, dedicada inteiramente a analisar projetos de lei relacionados à Inteligência Artificial.

Como eu já comentei, a ferramenta “prima” da IA, capaz de facilitar a busca por lucros de brasileiros comuns, não está inclusa nos trabalhos dessa comissão.

Mas o exemplo serve para mostrar a credibilidade de tecnologias como essas – não é “esquema”, ou história de ficção científica, mas algo sério a ponto de merecer a atenção do governo.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, justificou o requerimento salientando a “importância” e “seriedade” necessária para se tratar um tema como a inteligência artificial, segundo relatado pela Agência Senado:

“Dando continuidade ao trabalho realizado pela comissão de juristas, é imperioso que os projetos que tratam do tema inteligência artificial sejam examinados e consolidados, tanto quanto possível, para que o uso inteligência artificial no Brasil seja tratado com a importância e a seriedade que o povo brasileiro anseia”

TECNOLOGIA SIMILAR À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE COLOCAR DINHEIRO NO BOLSO DOS BRASILEIROS? VEJA AQUI
Essa tecnologia pode fazer você ganhar dinheiro com menos esforço
Esse movimento deixa claro que a Inteligência Artificial e outras tecnologias similares não são apenas “modinhas passageiras”, mas inovações sérias, que muito provavelmente vão ser assimiladas em vários setores da nossa vida em breve.

Isso, inclusive, já está acontecendo. Os algoritmos das redes sociais, por exemplo, utilizam IA para “prever” as preferências dos usuários.

É as recomendações que você recebe de vídeos no Tiktok, e de músicas no Spotify, por exemplo, são certeiras, não são? Isso é efeito da inteligência artificial.

Sem contar os outros usos para essa tecnologia, que ainda estão sendo descobertos. Se você acompanha o tema, deve saber que todos os dias uma nova aplicação para a Inteligência Artificial é noticiada em portais de notícia internet a fora…

Compartilhe esse Artigo