Estratégias de crowdfunding para financiamento de projetos empreendedores com Oscar Rollemberg

Oscar Rollemberg
Raquel Fanci Por Raquel Fanci

O mundo dos negócios é repleto de possibilidades para os empreendedores e, conforme o expert do assunto, Oscar Victor Rollemberg, um dos modelos de financiamento mais modernos e interessantes para os empreendedores é o que se conhece por crowdfunding ou financiamento coletivo. Mas, afinal, o que é o crowdfunding? Acompanhe a leitura desse texto para saber mais!

O que é o crowdfunding?

O crowdfunding, ou financiamento coletivo, tornou-se uma ferramenta muito interessante para empreendedores em busca de recursos para seus projetos inovadores. Esse é um método de captação de recursos a partir de pequenas contribuições de apoiadores para que as ideias de projetos audaciosos ganhem vida. 

Para entender melhor sobre o que é, especificamente, um crowdfunding, é importante saber que esse é um tipo de financiamento que envolve diversas pessoas interessadas em projetos específicos e que, para obter um produto, realizam contribuições monetárias que financiam a realização do projeto. Segundo o administrador Oscar Rollemberg, é importante notar que para que os projetos de crowdfunding saiam do papel, é necessário que o financiamento atinja as metas estabelecidas.

Vantagens e desvantagens do financiamento coletivo

Além de proporcionar uma fonte de financiamento com mais liberdade e uma série de possibilidades, esse modelo de campanha permite que os empreendedores testem a receptividade do mercado ao seu projeto antes mesmo de sua implementação. Contudo, também há desafios que envolvem o crowdfunding, como a necessidade de uma campanha bem-sucedida para alcançar metas de financiamento e tornar o projeto viável.

Por que realizar o crowdfunding?

Conforme Oscar Victor Rollemberg Hansen, se você é um empreendedor e está conhecendo a possibilidade do financiamento coletivo agora, é interessante notar que esse é um meio de chamar a atenção das pessoas para o seu negócio e, consequentemente, aumentar a visibilidade e as chances de sucesso de seus projetos no mercado.

Criando uma campanha de crowdfunding

Apesar de parecer fácil, criar uma campanha de financiamento coletivo pode ser um tanto complicada e deve envolver uma série de estratégias bem elaboradas para que ela seja um verdadeiro sucesso. O primeiro passo é definir de maneira sólida quais os objetivos do projeto. Além disso, é fundamental estabelecer as metas e lançar a campanha na plataforma certa. Assim, as suas chances de sucesso aumentam.

Importância de uma boa estratégia

De acordo com o administrador Oscar Rollemberg, o ponto central de uma campanha de financiamento coletivo é a elaboração de uma boa estratégia. Para isso é preciso contar com a coleta de uma série de dados para reconhecer o seu público-alvo, quais as melhores metas para garantir maior engajamento e a seleção de recompensas atrativas. Outro ponto muito importante é manter uma comunicação clara com os apoiadores, para que eles se sintam seguros em apoiar a campanha.

Como você pode ter visto, o crowdfunding ou financiamento coletivo é uma maneira mais simples e altamente eficiente para os projetos mais audaciosos dos empreendedores. Dessa forma, para ser possível aproveitar ao máximo uma campanha como essa é necessário seguir as estratégias certas e observar a resposta dos apoiadores às suas ideias para torná-las realidade.

Compartilhe esse Artigo