Saiba como vencer o medo de falar em público

Sergio Wilfrido Vasques Benitez
Raquel Fanci Por Raquel Fanci

O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez pontua a importância da comunicação para o crescimento pessoal e profissional. Desse modo, convidamos o empresário para discorrer sobre o tema, compartilhando dicas sobre como vencer o medo de falar em público. Dessa maneira, se você deseja se comunicar melhor, realizar apresentações e seminários de maneira fluida, saiba que o nervosismo é normal e há dicas que amenizem esse nervosismo e ansiedade, conheça quais são no artigo abaixo. 

Em primeiro lugar, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que é totalmente normal ficar nervoso e ansioso antes de um discurso importante, apresentações etc. Dessa maneira, com o treinamento e dicas adequadas, é possível se sair bem em tais apresentações. Realizar meditação, treinar em frente ao espelho, respirar fundo, dentre outras maneiras, são formas de aliviar o nervosismo e auxiliar nesse quesito.

Coma bem e se hidrate

O primeiro ponto que Sergio Wilfrido Vasques Benitez destaca é em relação à importância de comer de maneira adequada, isto é, é compreensível o hábito e posição de pessoas que alegam não comerem por estarem nervosas, contudo, saiba que além de ser nocivo à sua saúde física, pode atrapalhar no seu seminário, pois os níveis de adrenalina tendem a subir e o nervosismo toma conta. Portanto, hidrate e coma bem, de maneira leve e moderada, antes de apresentações importantes.

Saiba controlar a sua respiração

Além disso, procure estabilizar a sua respiração. “Eu sei que não é fácil respirar profundo e manter a calma, mas é necessário”, alega o empresário Sérgio Wilfrido Vasques Benitez. Há dados que meditam, técnicas de respiração, dentre outros métodos, são altamente eficazes na redução do nervosismo, estresse e ansiedade. Portanto, trabalha a sua respiração, pois além de ajudar no controle do nervosismo, a respiração auxilia na fala, tendo em vista que uma respiração ofegante pode acabar evidenciando falhas na voz, uma voz trêmula, o ato de gaguejar, dentre outros aspectos não tão interessantes para uma apresentação.

Esteja com o conteúdo na ponta da língua

Não há outra maneira de se sair bem em uma apresentação senão estudar bastante sobre o tema. Essa é a última e principal dica de Sergio Wilfrido Vasques Benitez. Você pode treinar falar em voz alta em frente ao espelho, controlar a respiração e até treinar o tom de sua voz, contudo, de nada adianta se você não souber com domínio o tema que está falando. Você pode fazer uma colinha, planejar um powerpoint, mas isso será para te auxiliar no direcionamento da explicação, lembre-se bem disso. 

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário