Saber mais sobre tratamento de imagens antes de mandar o seu material para a impressão é a garantia de melhor qualidade na entrega do serviço. Isso porque, segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA, empresa focada em tecnologia e inovação com responsabilidade socioambiental, o resultado das impressões vai depender das imagens escolhidas pelo cliente. Abaixo, veja algumas dicas de tratamento de imagem:
Edição é diferente de tratamento de imagens?
Essa é uma dúvida bem comum para quem não é do ramo gráfico, segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA. Entretanto, há sim uma diferença entre as duas coisas. Editar é decidir o que será usado. Já o tratamento consiste na melhoria da imagem, já que melhorando a luz, por exemplo, o balanço de cores até pode se estender a retoques mais pontuais pelo Photoshop. Portanto, além de edição, o tratamento de imagens também é recomendado antes de mandar o material para a impressão.
Como devo começar o tratamento de imagens?
Se você não pertence ao ramo gráfico e mesmo assim deseja ter uma qualidade maior nas impressões para o seu negócio, saiba que a melhor maneira de começar o tratamento de imagens é pelo básico. Entretanto, desafiar-se a aprender mais todos os dias é fundamental para obter bons resultados.
Sendo assim, assista a videoaulas, descubra qual software você mais se identifica, explore todas as ferramentas indicadas e anote o que deu certo para aplicar em suas imagens antes de enviá-las para a impressão.
Qual padrão de cores precisa ser usado?
CMYK geralmente é o padrão de cores mais utilizado para o tratamento de imagens e criação de artes, já na tela, a escolha tem que ser a RGB. Por que utilizar essas configurações de cores? Porque assim você consegue alcançar a cor desejada na impressão. Outra dica é utilizar a escala cromática ou a da Pantone, que são os padrões universais de cores.
A Leograf Gráfica e Editora LTDA reitera que as imagens inseridas em artes precisam seguir a configuração CMYK e a resolução precisa ser 300dpi, sendo tratadas em outros programas que não sejam o que você utiliza para fazer as montagens da arte. Por exemplo, se estiver utilizando o Canva para criar um folheto, trate a imagem no Photoshop antes de importá-la para o Canva.
O diferente é a melhor opção para ser usado no tratamento de imagens?
Há um comum pensamento entre quem começou a engatinhar no tratamento de imagens, que é supor que o diferente é o melhor. Entretanto, a qualidade do trabalho não é distante do original da imagem.
Portanto, pesquise referências e não fique preso ao pensamento de que é necessário ser muito diferente para se destacar. Colocar diversos filtros e diminuir a cintura da modelo à quase inexistência, por exemplo, não tornará o tratamento excelente para impressão. O tratamento de imagens são processos criativos, mas também conscientes do real e do bom gosto, segundo a renomada Leograf Gráfica e Editora LTDA.