O que a tecnologia proporciona para a área da saúde?

Raquel Fanci Por Raquel Fanci

De acordo com o médico urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é fato que, atualmente, a tecnologia tem um papel fundamental em – basicamente – todas as áreas, e isso não é diferente com a saúde.

Toda inovação tecnológica traz mudanças significativas para o desenvolvimento da medicina, impactando desde a comunicação, até a realização de procedimentos cirúrgicos de alta completude.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que, muito além de equipamentos de ponta, a tecnologia está trazendo muito mais praticidade tanto aos profissionais quanto aos pacientes. Sabendo disso, citou algumas das aplicações, veja:

Softwares

A busca pela agilidade e praticidade é constante para os profissionais da saúde, por isso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que todos os dados e informações de pacientes que antes consistiam em inúmeros papéis e arquivos, agora está sendo substituídos por softwares médicos que, além de se mostrar muito mais seguro, permite uma otimização muito maior nos atendimentos, uma vez que o médico pode acompanhar o desenvolvimento dos quadros, tendo acesso a todas as informações dos pacientes a qualquer momento e lugar.

Aplicativos médicos

É de extrema importância elucidar que a busca por informações sobre doenças online e o autodiagnóstico não é algo positivo, sendo aconselhado sempre, que o indivíduo busque auxílio médico de um profissional qualificado. No entanto, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que, para trazer uma solução saudável, alguns aplicativos foram criados para que pacientes tirem dúvidas e busquem informações com médicos de fato.

Comunicação

A comunicação e a acessibilidade, de longe, estão mais presentes na área da saúde. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes comenta que hoje, com as plataformas digitais é possível entrar em contato com médicos e especialistas a qualquer momento, trazendo mudanças extremamente positivas na relação médico/paciente.

Isso sem contar a realidade virtual e as outras diversas aplicações que já são realidade ou virão a ser muito em breve para oferecer uma melhor qualidade de vida a todos.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário