Você sabe quando deve procurar um urologista?

Raquel Fanci Por Raquel Fanci

O médico urologista, segundo o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é o profissional responsável por cuidar do sistema reprodutor e urinário masculino, sendo assim, ele diagnostica e trata problemas e doenças que acometem os rins, próstata, bexiga, uretra, vesícula, pênis, ureter, ductos deferentes, testículos e outros órgãos.

Contudo, nos dias atuais ainda há muita teimosia da parte dos homens para ir em busca de auxílio médico, evitando ir até mesmo para fazer exames de rotina e, de acordo com Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, esse é um péssimo hábito.

A maioria das doenças do sistema reprodutor e urinário nos homens costumam ser silenciosas, por isso, comumente são identificadas em estágios avançados, o que dificulta e muito na eficácia dos tratamentos e procedimentos. Por isso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta que é de suma importância se manter atento, consultando periodicamente com um profissional qualificado e de sua confiança.

É recomendado a visita a um urologista uma vez por ano, no mínimo, assim que o homem completa 50 anos, entretanto, se já existe histórico familiar, a atenção deve ser redobrada, começando a consultar-se a partir dos 45 anos.

A idade é o maior fator de risco de doenças urológicas, porém, indivíduos mais jovens também podem apresentar problemas, por isso, atente-se aos seguintes possíveis sintomas:

desconforto ao urinar;
dor na região lombar, abdominal, pênis, testículos ou no epidídimo;
dor ao urinar;
gotejamento;
incontinência urinária;
aumento ou diminuição do fluxo e frequência urinária;
impotência sexual;
ejaculação precoce;
ausência de orgasmo;
presença de sangue no esperma;

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes elucida que a melhor forma de evitar complicações futuras é não deixar a sua saúde em segundo plano. Por isso, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está à disposição para atendê-lo e auxiliá-lo.

Compartilhe esse Artigo
Deixe um Comentário