Confira as principais etapas para começar a investir

Gabriel Cepeda Gonçalves
Raquel Fanci Por Raquel Fanci

Começar a investir pode ser um desafio na vida de muitas pessoas, não é mesmo? O diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, entende que é importante se preparar para essa tarefa. Assim, é possível realizar escolhas conscientes e evitar riscos. Nesse sentido, saiba que algumas etapas podem ajudar nesse processo. Quer saber quais são elas? Então, confira este artigo! 

Para quem deseja ter finanças equilibradas é importante seguir alguns passos como realizar um planejamento financeiro, controlar os gastos e definir metas e objetivos. Além disso, outra parte fundamental é a de começar a investir, seja em opções mais seguras ou mais arriscadas. Entretanto, antes de iniciar essa jornada e escolher um investimento, é essencial seguir algumas etapas. 

Faça um planejamento financeiro 

Um dos primeiros passos para quem deseja começar a investir é o de realizar um planejamento financeiro. Esse plano serve para organizar as finanças pessoais, assim como as despesas e receitas de um indivíduo. Ao efetuar essa organização é possível ter um esclarecimento sobre a sua realidade financeira, avaliando a quantia que será destinada para os investimentos. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, esse é um detalhe essencial. 

Pesquise sobre o mercado 

Conhecer o mercado de investimentos também será fundamental para os novos investidores. Além de entender o seu funcionamento, é importante descobrir quais são as principais opções para investir, assim como, as suas características. Por meio desse conhecimento, é possível realizar escolhas mais seguras, que estejam em conformidade com as suas metas e expectativas. 

Defina seus objetivos 

Outra etapa que deve ser realizada antes de investir é a de definir quais são os seus objetivos. Ao escolher uma opção, para que o dinheiro aplicado será destinado? Ter essa informação em mente pode contribuir para definir qual investimento será o mais indicado para atender às suas metas. Conforme pontua o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves, esse esclarecimento é fundamental. 

Conheça seu perfil de investidor 

Saber qual é o seu perfil de investidor também pode auxiliar nesta jornada. Caso não conheça, saiba que esse é um tipo de categoria, que distingue os diferentes investidores conforme os riscos que eles pretendem correr ao investir. Desse modo, para o público que não quer se arriscar,  por exemplo, são recomendadas as opções mais seguras, como as de renda fixa. Por isso, é importante avaliar em qual segmento você se identifica para que seja possível escolher uma modalidade adequada. 

Saiba qual valor será investido todo mês 

Por fim, relacionado a etapa do planejamento financeiro, outro ponto importante que pode contribuir na hora de investir é o de saber o valor que será destinado todo mês para esse objetivo. A quantia escolhida pode auxiliar a escolher um investimento mais indicado, já que algumas opções exigem números maiores que outras. O renomado Gabriel Cepeda Gonçalves comenta que essa é uma forma de optar por uma alternativa que esteja de acordo com a realidade financeira.

Compartilhe esse Artigo